Atividade da Vila de Santo Antônio de Castro
- 9 de jan. de 2021
- 1 min de leitura
Alguns descendentes de Silvestro e Anna afirmam que ao chegarem ao Brasil, na Vila Santo Antonio de Castro teriam se ativado como agricultores. Segundo essa versão, Silvestro teria adquirido terras na região e passado a cultivá-las.
Outra versão, que me foi passada verbalmente por Silvestro Vieceli (já falecido), filho de Corina Macagnan e Ângelo Vieceli. Ele teria trabalhado num moinho de propriedade de um certo Macagnan, seu tio, que depois teria se mudado para a cidade de Cruz Alta-RS. Esse Macagnan, segundo o informante, era irmão do pai de Silvestro, Giuseppe Macagnan.
Ainda segundo ele, quando Silvestro adquiriu sua gleba de terras em Nova Bréscia, então pertencente ao município de Encantado-RS, esse tio lhe teria emprestado por um ano parte do dinheiro. No ano seguinte, ele teria ido a Nova Brescia para visitar o sobrinho e receber seu dinheiro, e se assustou ao ver tanto mato. Ele teria perguntado a Silvestro:
- Você não tem medo de morar aqui no meio de tanto mato e ser comigo pelos animais? (no te gai paura de viver quá e de esser magná dalle bestie?).
Silvestro teria respondido que não (no, mi no gó paura), o que deixou o tio preocupado. Segundo o mesmo informante, o tio nem quis receber o dinheiro que havia emprestado.


Comentários