Sobre o Autor
Enio João Macagnan, casado, pai de dois filhos, gaúcho e residente em São Paulo, Graduado em Filosofia e Ciências contábeis. Especialista em Administração.

Graduado em Filosofia pela Universidad El Salvador (Buenos Aires), concluída na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, e em Ciências Contábeis pela Universidade São Judas Tadeu (ambas em São Paulo). Pós-graduado em Administração pela Universidade Paulista-UNIP.
Atuou por 42 anos no ramo financeiro
Na área da educação, desde 2005:
Professor:
• No Grupo Educacional HOTEC (São Paulo), onde ministra várias disciplinas, como Gestão de Pessoas, Gestão da Qualidade, Empreendedorismo, Administração nos diversos cursos disponíveis na entidade. Elaboração de material didático próprio.
• Na Faculdade Ibeco (São Paulo), como professor no curso Gestão de Pessoas (EAD).
• Na Faculdade ICOS (Campinas), free lancer em cursos de Pós Graduação.
Palestrante: profere palestras relacionadas à sua especialidade, mormente voltadas à motivação, à liderança, empreendedorismo, etc.
Escritor:
Reflexões pontuais: reflexões e crônicas sobre assuntos do dia a dia, sobre o ambiente em que vive, envolvendo temas pontuais, e propor soluções aos problemas tratados.
Sobre as asas do tempo: diversos contos com fundo verídico.
Material didático, sobre assuntos relacionados a Gestão de Pessoas, com direitos cedidos à Central de Concursos e à Faculdade Ibeco.
Blog: www.eniomacagnan.blogspot.com (manutenção diária - assuntos interessantes).
Youtube: Prof. Enio Macagnan (assuntos voltados à gestão de pessoas).
Para manter a saúde em dia, além dos itens básico e necessários para todos, dedica-se a corridas de rua.
Entende que a maturidade e a sabedoria são parceiras da grande caminhada da vida. Ambas devem ser inseparáveis para serem realmente maturidade e sabedoria. Elas se complementam, se apoiam, se alimentam mutuamente. Uma não existe sem a outra. Enquanto a maturidade se origina “no tempo de casa”, ou seja, na soma dos dias vividos (desde que bem vividos), a sabedoria se fundamenta na maneira de utilizar e aplicar o conhecimento angariado durante esse “tempo de casa”.
Defende o princípio que a educação é o caminho mais curto para qualquer nação atingir seus objetivos e elevar o nível de qualidade de vida de seus cidadãos.