Luigia Macagnan e Giovanni Battista Borsato
- Carla Carvalho de Aquino
- 12 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
Existe a possibilidade da irmã mais velha do Silvestro, Luigia Maccagnan, também ter migrado para o Brasil junto com seu marido e filhos.
De acordo com levantamento efetuado pelo Sr. Fábio Gomes Pires, residente na cidade de Araraquara-SP, no dia 22 de julho de 1897 (dez anos após a vinda do Giovanni Macagnan e família), desembarcaram no Porto de Santos, oriundos de Genova, através do Vapor Manilla, Giovanni Battista Borsato (50 anos), Luigia Borsato (51 anos), Eufemia (filha, 19 anos), Antonio (filho, 14 anos) e Teresa (filha adotiva, 15 anos). Observa-se que as idades coincidem com as de Luigia, irmã de Silvestro, e de Giovanni Battista, seu marido.
Além dessa coincidência, em documentos que citaremos a seguir, consta que Luigia nasceu em Camalò di Povigliano (outra coincidência).
O fato veio à tona, quando um dos bisnetos de Antonio Borsato (filho do casal), Sr. Fábio Gomes Pires, residente em Araraquara-SP, ao pesquisar sua ascendência encontrou a certidão de casamente da filha do casal, Eufemia Borsato, ocorrido em 06 de maio de 1899, na cidade de Araraquara. Nela constava a filiação, Giovanni Borsato e Luigia Macagnan, natural de Camaló, Itália.
Estendendo as pesquisas foi identificado o vapor que trouxe o casal até o porto de Santos-SP: Vapor Manilla. Conforme já citado, na listagem de passageiros do referido vapor foram identificados o casal e os três filhos, relacionados à página 06, número 51, controle 8432. Seu destino constava como sendo Pedreira-SP. Nessa Listagem de passageiros constam os seguintes nomes: Giovanni Battista Borsato (50 anos), Luigia Borsato (51 anos), Eufemia (filha, 19 anos), Antonio (filho, 14 anos) e Teresa (filha adotiva, 15 anos).
Provavelmente os irmãos Silvestro e Giovanni não sabiam que a suposta irmã mais velha (ou será prima?) também também teria vindo para o Brasil, pois nunca se comentou sobre o assunto. Como sabemos que a irmã caçula, Orsola, que viajava com Giovanni desembarcou inadvertidamente em Santos e dela não se teve mais notícias, é possível que em algum momento ela tenha se comunicado com as irmãs na Itália, dando sua localização, o que poderia ter definido a vinda de Luigia e família para o interior de São Paulo. Porém, por ora, nada está confirmado. Quanto a irmã Maria, não se sabe se acompanhou Luigia ao Brasil ou se permaneceu na Itália.
Vejam os documentos a seguir:
Teor do registro de casamento de Eufemia Borsato:
Transcrição do livro: “Aos seis dias do mês de maio de 1899, nesta Matriz de São Bento de Araraquara compareceram Jacob Baruffi e Eufemia Borsato, ele viúvo por óbito de Mora Morisoni, falecida em Furnas de São João com vinte e sete anos de idade, e ela filha legítima de João Borsato e Luisa Macagnan, com vinte anos de idade, natural de Camaló, Itália, e freguesa desta paróquia. Os quais nubentes competentemente habilitados com as canônicas de nunciação e demais diligências do estilo, sem me constar impedimento algum canônico em minha presença e das testemunhas José Oiti e Bernardo Baruffi, se receberam em matrimonio por palavra de representante e consenso, segundo o rito da Santa Igreja. E para constar, lavrei este enlace. O vigário Antonio ... (ilegível)”.
Casamento de Antonio Borsato: Casou-se com Ida Cestonara em 13 de novembro de 1915, na cidade de Araraquara. Residiam em Ribeirão Bonito. Nessa data Giovanni B. Borsato já era falecido.
O casal Antonio e Ida teve 08 filhos: João Borsato, Olga Borsato Imbriani, Ermenegilda Borsato, José Borsato, Iolanda Borsato, Luiz Borsato, Iraci Borsato e Rosa Borsato.
Antonio nasceu em 1883 e faleceu em 1972. Ida nasceu em 1895.
Para confirmar se a Luigia que migrou para o Brasil é realmente a filha de Giuseppe Maccagnan será necessário efetuar levantamentos na cidade de Ribeirão Bonito-SP, próxima de Araraquara. Essas pesquisas deverão ser efetuadas nos cemitérios da época em Cartório e na Paróquia. Em novembro de 1915, mês do casamento do filho Antonio Borsato, Giovanni já era falecido. Luigia faleceu depois desta data. Será necessário obter a Certidão de Óbito de pelo menos um dos dois para verificar quem eram seus pais.
Caso se confirme que Giovanni e Luigia são irmã e cunhado do Silvestro, então é possível
que a Orsola também tenha se estabelecido naquela cidade.


Comentários